segunda-feira, 28 de setembro de 2015



NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS


1 As inscrições para todas as modalidades serão realizadas somente pelo EEHMN (ENDEREÇO ELETRÔNICO). A inscrição da modalidade ouvinte poderá ser realizada até o dia do Encontro caso haja vagas.


2 Serão aceitos trabalhos completos, na modalidade apresentação oral, no período de 27 de setembro a 26 outubro.


3 Serão aceitos propostas de oficinas relacionadas com tema, no período de 27 de setembro a 10 de outubro.


4 Cada participante poderá submeter 1 (um) trabalho como autor; 1 (um) trabalho como coautor e 1 texto completo (optativo) para publicação.


5 Além de trabalho de experiências bem sucedidas, o evento propõe trabalho científico, sobre o tema, com objetivo de divulgar ações e produções mais relevantes, articular parcerias de trabalho e intercâmbios entre pesquisadores e professores da Educação Básica. Os interessados deverão submeter um texto para um dos 5 (cinco) eixos do evento com as seguintes informações: nome(s), vínculo institucional, histórico e contextualização, descrição das principais ações desenvolvidas.


6 Poderão assinar o texto até 4 autores, independente se a modalidade é experiência bem sucedida ou trabalho de pesquisa, contudo apenas um autor será apresentador.


7 O envio dos trabalhos serão recebidos apenas por formulário on-line. (www.


8 A modalidade poderá ser Comunicação Oral e/ou Pôster

Importante: Ao Comitê Cientifico reserva-se o direito de reclassificar o eixo temático e modalidade selecionada do trabalho enviado.


EIXOS TEMÁTICOS


Eixo Temático (GT): cada proposta de trabalho deverá estar vinculada apenas um dos eixos temáticos relacionados abaixo:


Eixo 1 – Ensino de história nos anos iniciais do Ensino fundamental: desafios para a implementação da Lei 10639/2003


Coordenador: Prof.ª Doutora Adlene Silva Arantes – UPE/ Campus Mata Norte


Ementa: Discutir os desafios contemporâneos ao ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentando possibilidades de inserção da História e cultura africana e afro-brasileira no cotidiano escolar


Eixo 2 – Patrimônio imaterial e Ensino de História


Coordenadores: Prof. Doutor Anderson Vicente da Silva - UPE/FENSG


Prof.ª Doutora Sandra Simone Moraes de Araújo – UPE/Campus Mata Sul


Prof.ª Doutora Magdalena Almeida - UPE/ Campus Mata Norte


Ementa: O simpósio tem por objetivo proporcionar a discussão sobre a relação do patrimônio imaterial afro-brasileiro e indígena no contexto do ensino da história na contemporaneidade, contemplando aspectos relacionados aos usos do passado, no que se refere à formação de professores para aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, por meio da história local e das oralidades.


Eixo 3 – LDB, diferença, identidade e conhecimento histórico escolar.


Coordenador: Prof.ª Mestra Maria de Fátima Oliveira Batista - UPE/ Campus Mata Norte


Ementa: Discutir as diferenças de pertencimento com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 na perspectiva de afirmação das identidades étnico-raciais no cotidiano da comunidade escolar.


Eixo 4 – Literatura, História: as fronteiras da narrativa.

Coordenador: Prof. Doutor Alexandre Furtado de Albuquerque Corrêa – UPE/ Campus Mata Norte


Ementa: As fronteiras entre a História e a Literatura expandem o estudo sobre as narrativas não somente pela forma como cada uma é expressa, mas sobretudo, pelas semelhanças e diferenças. Assim, pretende-se evidenciar, a partir de textos e autores, as proximidades entre os dois discursos, principalmente na construção de identidades culturais e étnicas. A observação dessas fronteiras, além de problematizar a importância da formação crítica a respeito da nação, ressalta as rasuras ideológicas com relação às culturas fundantes de nossa região e país.


Eixo 5 – Religião e Ensino de História: Conceitos e Preconceitos na Escola


Coordenador: Prof. Mestre Jair Gomes de Santana. – UPE/ Campus Mata Norte


Ementa: O ensino da História da África e da cultura Afrodescendente pode, se não bem trabalhado, entrar em rota de colisão com os preconceitos enraizados em nossa sociedade em relação ao universo afro-brasileiro. A proposta deste GT é acolher pesquisas e experiências de sala de aula que visem compreender as relações e implicações do universo religioso brasileiro no ensino, bem como os desafios do cumprimento da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar.



REGRAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO


É necessário enviar 2 (dois) arquivos:


1 Um arquivo com cabeçalho contendo: nome completo do (s) autor(es), vinculação institucional, endereço eletrônico e resumo. 


Resumo: Deve ter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras


Palavras-chave: 3(três) a 5 (cinco) palavras-chave


2 O outro arquivo com indicação do eixo temático e o resumo e o texto completo(optativo), seguindo as normas da ABNT e a seguinte formatação:


· Texto, entre 10 e 15 páginas incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título, resumo e palavras chaves;


· Papel tamanho A4;


· Margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3,0 cm;


· Fonte: Times New Roman, tamanho 12;


· Espaçamento entre linhas: 1,5;


· Alinhamento: justificado;


· Página numerada a partir da segunda, no alto, à direita;


· Título em negrito, com alinhamento centralizado.


· Os resumos (entre 150 a 250 palavras) devem ser acompanhados de palavras-chave (entre 3 e 5)


· Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.


PÔSTER


A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.


A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.


A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:


· Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.


· Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.


· Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO


CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. Autor e coautores devem ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição dentro dos prazos estabelecidos.


COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.



TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO: 
COMUNICAÇÃO ORAL: 15 MINUTOS 
PÔSTER: 2 HORAS.


CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO


A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS E (OU) DOS RESUMOS SERÁ REALIZADA PELOS MEMBROS DO COMITÊ CIENTÍFICO, CONSIDERANDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS:


· Projetos resultantes de experiências bem sucedidas de aprendizado;


· Projetos resultantes de projetos de pesquisa concluída ou em andamento;


· Originalidade e relevância do trabalho; 


· Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;


· Informações adequadas para avaliação do trabalho, incluindo objetivo, temática e referencial teórico;


· Interlocução com a produção da área e contribuição aos eixos temáticos do evento;


· Adequação a normas da língua escrita;


· Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação e publicação, a taxa de inscrição não será devolvida. Os trabalhos completos que não obedecerem às normas estabelecidas não serão aceitos.









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